Art 66 - É da competência exclusiva do Congresso Nacional: - traducción al portugués
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Art 66 - É da competência exclusiva do Congresso Nacional: - traducción al portugués

PARTIDO POLÍTICO INDIANO
Partido do Congresso; Partido Nacional do Congresso; Congresso Nacional da Índia (partido); Partido do Congresso Nacional Indiano

Art 66 - É da competência exclusiva do Congresso Nacional:      
Статья 66. К исключительной компетенции Национального Конгресса относится:
congresso m         
  • O [[Congresso dos Estados Unidos]] é um exemplo de congresso
Congresso nacional; Congressista

1) конгресс, съезд;
2) конгресс (законодательный орган)
congressista         
  • O [[Congresso dos Estados Unidos]] é um exemplo de congresso
Congresso nacional; Congressista
относящийся к конгрессу, член, участник съезда, участник конгресса, член парламента

Definición

ПОП-АРТ
То же, что поп-искусство.

Wikipedia

Congresso Nacional Indiano

O Congresso Nacional Indiano (em hindi: भारतीय राष्ट्रीय कांग्रेस; em inglês: Indian National Congress, INC), também conhecido como Partido do Congresso ou simplesmente Congresso, é a mais antiga das organizações políticas ativas na Índia. Fundado em 1885, foi o primeiro movimento nacionalista moderno a surgir no Império Britânico na Ásia. A partir do final do século XIX, e especialmente depois de 1920, sob a liderança de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia, o Congresso liderou o país à independência do Reino Unido e influenciou outros movimentos nacionalistas anticolonialistas no Império Britânico.

O INC é um dos dois maiores partidos políticos da Índia, juntamente com seu maior rival, o Partido do Povo Indiano. É um partido pega-tudo cuja plataforma é geralmente considerada "centrista" na política indiana. Após a independência da Índia em 1947, emergiu como um partido abrangente, dominando a política indiana pelos 20 anos seguintes. Seu primeiro membro a tornar-se primeiro-ministro, Jawaharlal Nehru, apoiou políticas socialistas criando a Comissão de Planejamento, introduzindo Planos Quinquenais, implementando uma economia mista e estabelecendo um estado laico. Após a morte de Nehru e o curto mandato de Lal Bahadur Shastri, Indira Gandhi tornou-se a líder do partido e o fez adepto do protecionismo. Nas 17 eleições desde a independência, ela conquistou a maioria absoluta em sete ocasiões e liderou a coalizão governante mais três vezes, liderando o governo central por mais de 54 anos. Houveram seis primeiros-ministros membros do partido, sendo o primeiro Nehru (1947-1964) e o mais recente Manmohan Singh (2004-2014).

Em 1969, sofreu uma grande cisão, com uma facção liderada por Indira Gandhi saindo para formar o Congresso (R), deixando o restante como Congresso (O). O Congresso (D) tornou-se a facção dominante, vencendo as eleições gerais de 1971 com uma enorme margem. No entanto, outra divisão ocorreu em 1979, levando à criação do Congresso (I), que foi reconhecido como o Congresso pela Comissão Eleitoral indiana em 1981. Sob a liderança de Rajiv Gandhi, o partido obteve uma vitória maciça nas eleições gerais de 1984 mas perdeu a eleição realizada em 1989 para a Frente Nacional. Posteriormente, voltou ao poder liderado por P.V. Narasimha Rao, que buscou fazer o partido adotar uma agenda economicamente liberal. Porém, perdeu as eleições gerais de 1996 e foi substituído no governo pela Frente Nacional (então Partido do Povo Indiano). Após oito anos fora do cargo, a coalizão liderada pelo Congresso, conhecida como Aliança Progressista Unida (UPA), sob a liderança de Manmohan Singh formou governo após vencer as eleições gerais de 2004 e 2009. Singh tornou-se o primeiro primeiro-ministro desde Nehru a ser reeleito após completar um mandato completo de cinco anos. No entanto, nas eleições gerais de 2014, o Congresso sofreu uma pesada derrota, conquistando apenas 48 dos 543 assentos do Lok Sabha.

Tratando-se de questões sociais, defende uma posição secularista, igualitarista e favorável à estratificação social. O partido defende a igualdade de oportunidades, a saúde pública, a liberdade civil e o bem-estar de minorias e dos mais pobres, com apoio à uma economia de mercado. Entre seus membros, também há aqueles que apoiam reformas econômicas como liberalização, globalização e privatizações estratégicas.

Atualmente, o Congresso é o maior partido de oposição ao governo de Modi, e, ideologicamente, está posicionando na centro-esquerda, sendo membro da Internacional Socialista e da Aliança Progressista.